Conceitos De Religi O
Estudar antropologia da religião na universidade nos trás um certo conhecimento não somente à religião, mas também a cultura e a sociedade, essa ciência tem o objetivo de estudar o homem e a humanidade em um contexto geral dentro da sua crença, abrangendo literalmente todas as dimensões. A importância da mesma dentro de uma universidade em minha opinião se dá pelo motivo de que nos dias atuais muitos profissionais tem confundido o seu trabalho com a religião e cultura das pessoas deixando de ser um profissional, no qual a antropologia que é uma matéria para todos os cursos, vem de forma direta estudar as crenças, costumes, hábitos dentro da religião ou cultura.
A antropologia possui várias dimensões como foi apontado no texto aula 2, através de DAMATTA (1983, pp. 17-22), sendo essas as biológicas, filosóficas, sócio culturais, no qual ao longo dos anos vem buscando respostas para muitas perguntas sem resposta e tentar compreender as diferenças e semelhanças psicológicas, físicas, comportamentais e vida social das pessoas dentro da humanidade.
A antropologia como ciência biológica e cultural tem o objetivo de estudar o homem e as suas obras.
A antropologia como ciência social através de estudos, análises tem de forma ampla conhecer o homem como um indivíduo que se integra a qualquer tipo de grupo.
A antropologia como ciência humana estuda o homem em um amplo sentido sendo a sua historia, crença, costumes, atitudes, comportamento e linguagem.
Relacionar as crenças e religiões como uma parte da ciência e da cultura traz o objetivo de estudar as experiências humanas dentro desses grupos, que às vezes são ideologias que passam de geração em geração e mudam varias tradições e como afirmado no texto de Elaine Moura A religião é um sistema comum de crenças e práticas relativas e seres sobre-humanos dentro de universos históricos e culturais específicos.
Bibliografia