CONCEITOS E INTERPRETA ES DA RELIGI O
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: TEOLOGIA
PROFESSOR: UENE
ALUNA: ANA MARIA DA SILVA GONDIM
TEMA: RELATÓRIO DO TEXTO CONCEITOS E INTERPRETAÇÕES DA RELIGIÃO
O ser humano diferencia dos outros animais por sua capacidade de ‘olhar’ para o futuro, buscar novas capacidades e sempre querer ir mais além. Com nossa imaginação tão aguçada podemos ir longe. Essa é a capacidade de ‘transcender-nos’.
Essa capacidade gera diversos sentimentos diferentes e nos envolve profundamente, só não podemos parar de diferenciar a capacidade de diferenciar o mundo fictício do real.
Transcendência é a capacidade típica do ser humano de sair para fora de si, através do pensamento, imaginação, sonho e até reflexão.
A magnitude dessa experiência choca os limites da nossa humanidade. Se a mente nos faz viajar, o corpo nos prende. Platão, filósofo grego, dizia que a verdade estava no mundo das idéias e a materialidade é pura ilusão.
Na busca por respostas e sentidos, o ser humano abre-se ao ser ‘Transcendente’ como ser superior, imortal, divino, que está no fim e no início de tudo. Essa crença do ser transcendente existe desde a história da humanidade. Esse ser pode ser definido como Bem, Ordem, Perfeição, Vida, Deus, etc. A idéia, porém é a mesma, trata-se do princípio infinito que está na origem da vida do universo, da conservação da ordem, Para a teologia esse ser é Deus.
A humanidade olha para Deus como o criador, o pai/mãe e não se sente sozinha ao próprio destino.
A experiência religiosa é chamada de religião, que vem do termo latim, re-ligar, ato de juntar, unir. A religião une a terra com o céu, e se caracteriza como uma estrutura simbólica que busca dar sentido unitário e global a experiência humana. Ela se estrutura acima de fundamentos sólidos e duradouros como a organização jurídica, social, etc.
A religião tal como conhecemos hoje, se diferencia do mito por ter uma doutrina formada por grupos de sacerdotes ‘especialistas do sagrado’