Conceitos de inércia
Inércia é a propriedade da matéria que faz com que ela resista a qualquer mudança em seu movimento.
• Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória.
• Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento. estes e vários outros efeitos semelhantes são explicados pelo princípio da inércia, cujo enunciado é:
"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento."
Então, conclui-se que um corpo só altera seu estado de inércia, se alguém, ou alguma coisa aplicar nele uma força resultante diferente se zero.
A INÉRCIA CONSISTE NA TENDÊNCIA DO CORPO EM MANTER SUA VELOCIDADE VETORIAL.
Exemplo abaixo:
Um corpo em repouso tende a permanecer nesta condição.
Quando um ônibus dá uma arrancada, o corpo que está em repouso, não esperando o movimento, cai, pois insiste em manter o repouso.
Demonstrar que a ação da resultante das forças altera o estado de movimento de um corpo.
Força: É uma interação entre dois corpos. O conceito de força é algo intuitivo, mas para compreendê-lo, pode-se basear em efeitos causados por ela, como:
Aceleração: faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma força é aplicada.
Deformação: faz com que o corpo mude seu formato, quando sofre a ação de uma força. Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo. Dadas várias forças aplicadas a um corpo qualquer: A força resultante será igual a soma vetorial de todas as forças aplicadas: Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que