Conceitos De Farmacia
REMÉDIO: todos os meios (artifícios) utilizados com o fim de prevenir ou de curar as doenças. Exs: medicamentos, exceto os para fins de diagnóstico; preparados caseiros de plantas medicinais (infusos ou chás, decoctos, lambedores, garrafadas, compressas, emplastros, etc.), helioterapia, radioterapia, aeroterapia, fisioterapia, ação psicológica desempenhada pelo médico ou psicólogo, junto ao paciente, dentre outros.
VENENO: toda substância medicamentosa ou não pode se tornar TÓXICA, dependendo das maneiras seguras de utilização (dose, via de administração, freqüência de administração posológica, condições do paciente, etc.).
Todo produto que introduzido no organismo do indivíduo normal, em pequena quantidade, é susceptível de provocaralterações da saúde ou conduzir a MORTE.
MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA: produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
MEDICAMENTO GENÉRICO:medicamento SEMELHANTE a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB (Denominação Comum Brasileira) ou, na sua ausência, pela DCI (Denominação Comum Internacional). Todos têm embalagem e material de acondicionamento com tarja amarela e a inscrição G na cor azul marinho dentro da tarja.
MEDICAMENTO SIMILAR: aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo