Conceitos de Estratégia Competitiva
Fundamentos da Vantagem Estratégica
Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias que apóiam a colaboração entre grupos de trabalho e empresas, as operações eficientes ou a tomada de decisões gerenciais eficazes. A tecnologia da informação pode alterar o modo como as empresas competem. Por isso, você deve encarar os sistemas de informação estrategicamente, ou seja, como redes competitivas vitais, como um meio de renovação organizacional e como um investimento necessário em tecnologias que ajudam uma empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.
1. Conceitos de Estratégia Competitiva
O papel estratégico dos SI envolve utilizar TI para desenvolver produtos, serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre as forças competitivas que ela enfrenta no mercado mundial. Este papel gera sistemas de informação estratégicos, que apóiam ou moldam a posição e estratégias competitivas de uma empresa. Por isso, um sistema de informação estratégico pode ser qualquer tipo de sistemas de informação que ajude uma organização a:
Obter uma vantagem competitiva
Reduzir uma desvantagem competitiva
Alcançar outros objetivos estratégicos
Segundo Michael Porter, uma empresa pode sobreviver e ter sucesso no longo prazo se ela desenvolver eficazmente estratégias para enfrentar cinco forças competitivas que definem a estrutura da competição em seu ramo de atividades.
Essas forças incluem:
Rivalidade de concorrentes dentro de seu ramo de atividades
Ameaça de novos concorrentes
Ameaça de substitutos
Poder de barganha dos clientes
Poder de barganha dos fornecedores
As estratégias competitiva básicass podem ajudar a empresa a enfrentar as forças competitivas. Entre elas:
Estratégia de Liderança em Custo
Tornar-se um produtor de bens e serviços de baixo custo
Descobrir maneiras de ajudar fornecedores ou clientes a reduzirem seus
custos