empreendedorismo
・ Demografia: a população em 2015 será de 7,2 bilhões - 95% em países em desenvolvimento, estimulando instabilidade.
・ Comida: instabilidade política e pobreza crítica levarão a um aumento de 20% no número de pessoas malnutridas. ・ Água: mais de 3 bilhões de pessoas viverão em países sem saneamento básico.
・ Meio ambiente: a degradação de terra arável e de florestas tropicais continuará. A emissão de gases de efeito estufa aumentará substancialmente. Para refletir a respeito desses temas, a primeira pergunta que nos fazemos é: Afinal, o que é Responsabilidade Social? Trata-se de um conceito que vem sendo difundido no Brasil desde 1998, quando foi criado o Instituto Ethos de Responsabilidade Social. A formatação do conceito de responsabilidade social está inserida no meio empresarial e passou por algumas revisões. Hoje, temos o que se trata de uma forma de gerir definida por uma relação ética, de forma transparente entre a empresa e os públicos (dentre eles, funcionários, clientes, governo, comunidade, sociedade, meio ambiente, fornecedores etc.) com os quais ela se relaciona, esses públicos são chamados de stakeholders. A responsabilidade social parte também de algumas premissas. São elas:
・ a preservação (de recursos ambientais além de recursos culturais para as próximas gerações;
・ o respeito à diversidade, conceito relacionado ao tratamento equitativo a todas as pessoas, independente das diferenças existentes como etnia, sexo, religião, idade e cultura, entre outras;
・ a promoção da redução das desigualdades sociais.
Esses conceitos que acabamos de