Conceitos da negociação 1º ano adm
A negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No entanto, houve uma mudança de foco no objetivo do negociador, ao longo de sua história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos e, nos tempos atuais, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que, a médio e longo prazo, atinjam-se os benefícios para todos os envolvidos na negociação (Scare e Martinelli, 2001).
De acordo com Shell (2001), a negociação é uma forma básica, especial da comunicação humana, mas não é sempre que percebemos que a estamos praticando. Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando queremos algo de outra pessoa ou quando outra pessoa quer algo de nós.
Cohen (1980) define a negociação como o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.
Segundo Fisher e Ury (1985),negociação é um processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.
Conceito de Negociação do Grupo Speed:
Negociação é um processo de comunicação bilateral, onde o tempo, as informações e o poder podem influenciar no resultado. Para se obter uma negociação de sucesso é preciso que as partes sejam flexíveis e busquem um relacionamento duradouro e contínuo.
Todo Negociador para obter sucesso é preciso ter a habilidade de lidar com o processo da negociação, que é formado por três variáveis: Poder, Tempo e Informação.
Tempo
Em uma negociação o tempo pode ser em nosso favor ou contra nós, depende da situação. Nos temos que utilizar o tempo para obter o Maximo de informações possíveis pois as informações, nos ajudara não tomar decisões equivocadas ,entretanto em algumas ocasiões a negociação tem que ser feito imediato,é nesse momentos que devemos utliza -las as informações que possuímos e nossa visão do mundo para tomar decisões