Conceitos básicos de política
Nicos Poulantzas, a partir de Marx e Lênin, e da teoria da luta declasses, chama de poder “a capacidade de uma classe social de realizar os seus interesses objetivos específicos”. É uma definição corrente entre os adeptos da teoria política marxista.
ParaLasswell, poder é “o fato de participar da tomada das decisões”. Essa visão do poder tem sido corrente para todas as teorias de decision-making process, e é criticada pelo fato de apresentar-se como umaconcepção muito voluntarista do processo de tomada de decisões.
Max Weber conceituou poder como sendo “a probabilidade de certo comando com um conteúdo específico ser obedecido por um grupodeterminado”. A concepção weberiana de poder parte da visão de uma sociedade-sujeito, resultado dos comportamentos normativos dos agentes sociais. Do conceito de Weber sobre o poder emergem as concepções de“probabilidade” e de “comando específico”.
Política - A palavra política é originária do grego pólis (politikós), e se refere ao que é urbano, civil, público, enfim, ao que é da cidade (da pólis). Éuma forma de atividade humana relacionada ao exercício do poder. No dizer de Julien Freund, é “a atividade social que se propõe a garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurançaexterna e a concórdia interna de uma unidade política particular”. Essa possibilidade de fazer uso da força distingue o poder político das outras formas de poder.
Um poder, seja ele de qualquer natureza ou exercício, se revela naexpressão de um coletivo que atribui a um indivíduo a função de exercer um serviço para este povo. Este é o princípio que norteia a Constituição Federal com a expressão: “Todo poder emana do povo para emseu nome ser