Conceitos básicos sobre ciência política
Conceitos básicos sobre ciência política. O presente trabalho elaborado por Ricardo Correa Coelho esclarece que toda ciência baseia-se na filosofia, e no caso da Ciência Política não é diferente e que mesmo recente tem seus fundamentos teóricos na Filosofia Política da antiguidade. Recorrendo aos filósofos, como por exemplo, Aristóteles, analisou as formas de poder com base no interesse em favor do qual o poder é exercido, as formas de poder analisadas foram o Poder paterno: exercido pelo pai sobreo filho no interesse do filho, Poder despótico: exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse do senhor e o Poder político: exercido pelos governantes sobre os governados no interesse de ambos. Mas Aristóteles considerava apenas três dos quatro elementos o Sujeito, Objeto e o Fim enfatizando ainda que o bom governo é sempre orientado para satisfazer o interesse de todos governantes e governados podendo ser exercido:
Por um só indivíduo, o rei, no caso da monarquia.
Por uma minoria, os melhores, no caso da aristocracia.
Pela maioria, no caso da politeia, que significa o governoda pólis – cidade -Estado. Já o mau governo, isto é, a forma de governo degenerada é sempre orientada para satisfazer o interesse do(s) governante(s) e também pode ser exercido:
Por um só indivíduo, isto é, pelo tirano, que exerce o poder em seu próprio interesse, em detrimento dos interesses dos governados, no caso da tirania;
Por uma minoria, isto é, pelos mais ricos, que exerce o poder em seu próprio interesse, em detrimento dos interesses da maioria mais pobre, no caso da oligarquia;
Pela maioria que exerce o poder em seu próprio interesse, em detrimento dos interesses da minoria, no caso da democracia.
Ao analisar democracia na época de Aristóteles nota-se que a tirania era a forma mais vantajosa de lidar com possíveis