Conceito e objetivos empresariais
Calcada sobre os princípios fundamentais e nos resultados da análise e prognose, a alta administração poderá iniciar a formulação e determinação dos objetivos da empresa. A partir de objetivos idealizados selecionam-se objetivos realizáveis. Por outro lado, é preciso que a necessidade de manter objetivos realizáveis, não iniba a criatividade da empresa a ponto de a imobilizar ou reduzir seu impulso. O catálogo dos objetivos perseguidos engloba, via de regra, objetivos mercadológicos e financeiros, os quais devem ser quantificados na medida do possível.
Objetivos Mercadológicos
Os objetivos mercadológicos classificam-se em:
Objetivos de crescimento determinação do aumento percentual (real e nominal) do faturamento participação de mercado
Objetivos de Mercado os produtos a serem vendidos as necessidades a serem atendidas os níveis de preços os padrões de qualidade os segmentos de mercado as regiões de venda
Objetivos de Participação de Mercado determinação da fatia de mercado desejada, como percentual do volume global do mercado-alvo, definido nos objetivos de mercado.
Objetivos Econômico-Financeiros
Os objetivos econômico-financeiros podem ser englobados em:
Objetivos de Rentabilidade rentabilidade do capital (lucro líquido como % do capital próprio) rentabilidade geral (lucro líquido + juros como % do cap. total) rentabilidade das vendas (lucro líquido como % do faturamento) rotação do capital próprio
Objetivos Financeiros participação de capital próprio (capital próprio como % do capital global) cobertura do investimento: patrimônio líquido (capital próprio em % do imobilizado) liquidez (realizável a curto prazo em % exigível a curto/médio prazos)
Objetivos Empresariais como Orientação e Referência
Não se devem confundir os objetivos empresariais com objetivos específicos, que são determinados como resultado do