Conceito e como se aplica técnicas de negociação
Existem vários tipos de estratégias de negociação, a escolha de uma delas dependerá do tipo de conflitos que vamos adquirir com o outro negociador.
A preparação da negociação deve ser feita cautelosamente, de forma objetiva e clara e que ambas as partes entrem em um acordo, na preparação definimos e estabelecemos os objetivos que queremos alcançar e os riscos que estamos dispostos a correr. E em toda negociação devemos também fazer o levantamento de informações das pessoas que vamos negociar, e devemos nos preparar psicologicamente e o que vamos falar no primeiro encontro. E sempre destacando confiança e harmonia e não deixando a reunião tão tensa, trocando informações e fazendo declarações sinceras para quebrar a tensão. Mais sempre buscando o máximo de informações para depois apresentarmos nossos projetos ou serviços.
A convicção é a parte mais tensa e mais difícil de uma negociação, porque nesse momento nosso objetivo principal é alcançar a satisfação e conclusão do projeto.
O fechamento é uma fase natural de toda e qualquer negociação, caso as outras fases tenham ocorrido de forma satisfatória. Deve-se manter um compromisso entre as partes e no final pode-se apresentar ao outro negociador um inventário dos ganhos obtidos, mostrando o que se perderá caso o projeto não seja finalizado.