conceito sobre informação e conhecimento
A definição de informação e conhecimento sempre seguiram caminhos diferentes. Enquanto a informação era trabalhada pelas ciências exatas, sendo tratada como um conceito matemático para definir a comunicação, o conhecimento sempre foi trabalhado filosoficamente pela filosofia, sociologia e ciências humanas em geral.
A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é à base do conhecimento. Como tal, outra perspectiva indica-nos que a informação é um fenómeno que confere significado ou sentido às coisas, já que através de códigos e de conjuntos de dados, forma os modelos do pensamento humano. Os dados são percepcionados através dos sentidos e, uma vez integrados, acabam por gerar a informação necessária para produzir o conhecimento. Considera-se que a sabedoria é a capacidade para julgar corretamente quando, como, onde e com que objetivo se aplica o conhecimento adquirido. Ao longo da nossa existência buscamos várias formas de conhecimentos pela sobrevivência, ou simplesmente pela curiosidade, tornando-se o nosso diferencial e assim surgiu a necessidade de saber como as coisas funcionavam ao invés de esperar acontecer. Diante disso obtivemos vários tipos de conhecimentos. Místico; ligado ao mundo magico, imaginário, baseado em narrativas do sobrenatural, ainda não é um conhecimento racional, pois se compõe de experiências e sensações.
Artístico; com suas características próprias estuda a arte, a sensibilidade de perceber o mundo a nossa volta. Religioso (revelado); baseado na bíblia, revelado pelo sobrenatural, ligado à obra de um ser divino e suas crenças.
Filosófico; Que usa a razão, e questiona, busca explicações dos fenômenos. E temos