conceito missao, visao e valor
Missão, Visão e Valores
Missão:
Segundo Chiavenato (1999) a missão funciona como orientador para as atividades da organização. Ela tem por finalidade clarificar e comunicar os objetivos, os valores e a estratégia adotada.
De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus (2008), a missão de uma empresa está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
Para Peter Drucker (2002), definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo.
Então pode-se afirmar que uma empresa que não tem sua missão definida consequentemente não tem suas estratégias e seus objetivos concretos, causando assim uma desestrutura empresarial não tendo uma base e um bom desempenho profissional.
Visão:
Para Chiavenato (1992), se define visão como a imagem que a organização tem a respeito de si e do seu futuro. Representa o sonho de realidade futura de uma organização, o qual lhe serve de guia.
Para Costa (1997), o conceito de visão é muito amplo, porém pode ser definido como um conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista
Para Collins (2010), a visão é composta de dois atributos: a definição das metas em longo prazo e a descrição de qual será a realidade se a empresa alcançar a meta.
Desta forma uma empresa sem sua visão concreta e decidida não pensa em seu futuro próximo nem traça metas de desenvolvimento profissional. Podendo-se afirmar que é um dos requisitos mais importantes de uma estrutura empresarial ter sua visão difinida para que haja auto-realização e gratificação por seu desempenho e tarefas