Conceito JIT, MRPII e kanban
A abordagem just in time é o princípio chave das operações para mover-se na direção de eliminar todos os desperdícios de modo a desenvolver uma operação que seja mais rápida, mais confiável, que produz bens e serviços de alta qualidade e, acima de tudo, opera com baixo custo.
Três razões que a definem: eliminação de desperdício, participação de todos os funcionários em seu aprimoramento e a ideia de que todo aprimoramento deve acontecer em um regime continuo isso a difere da abordagem tradicional de manufatura que cada estágio é isolado, enquanto que na abordagem JIT os componentes são produzidos e passados diretamente para o próximo estágio no momento em que serão processados.
Existem varias técnicas que são usualmente associadas com JIT, como boas práticas de trabalho que apoiem a eliminação de desperdícios e o aprimoramento contínuo, projetar para facilitar o processamento, operações com foco definido que reduzam a complexidade, uso de máquinas simples e pequenas, que sejam robustas e flexíveis, replanejamento do arranjo físico e fluxo que aumente a simplicidade do fluxo, entre outras.
O MPR era essencialmente voltado para o planejamento e controle da produção, sem os sistemas integrados MRPII, bases de dados separadas são mantidas por diferentes funções da empresa, o MRPII é baseado em um sistema integrado, que contém uma base de dados acessada e utilizada por toda a empresa, de acordo com as necessidades funcionais individuais, porém ela depende de tecnologias de informação, que o permitem tal integração e das pessoas na tomada de decisões para fechar o ciclo.
O controle de kanban é um método de operacionalizar o sistema de planejamento e controle puxado é um cartão utilizado por um estágio cliente para avisar seu estágio fornecedor que mais material deve ser enviado e têm outras formas diferentes. Existem dois estágios o A e o B, há um centro de produção e um centro de estoque, o uso dessa ferramenta fornece um método transparente e