MRP II e KANBAN
Introdução
Os sistemas MRP II são softwares, estruturados de forma modular e integrada e disponível no mercado na forma de sofisticados pacotes para computador. Segundo GAITHER e FRAZIER [2001], o MRP II tem dois objetivos básicos: melhorar o serviço ao cliente através do cumprimento dos prazos de entrega e reduzir os investimentos em estoque, procurando adquirir e disponibilizar os materiais para a produção na quantidade necessária e no momento certo da sua necessidade.
Vantagens e Desvantagens
As desvantagens do sistema MRPII é dada pela sua complexidade e dificuldade de adaptá-lo às necessidades das empresas; ao nível de exigidos dos dados; o fato do sistema assumir capacidade infinita em todos os centros produtivos; não enfatizar o envolvimento da mão de obra no processo.
No entanto, alguns fatores positivos são ditos do sistema MRP II, entre os quais se podem citar: a introdução dos conceitos de demanda dependente; ser um sistema de informações integrado, pondo em disponibilidade um grande número de informações para os diversos setores da empresa.
Módulos MRP II
O MRPII é um sistema integrado normalmente constituído por cinco módulos principais:
1 - Módulo de planejamento da produção onde módulo visa auxiliar a decisão dos planejadores quanto aos níveis agregados de estoques e produção período-a-período.
2 - Módulo de planejamento mestre da produção que representa a desagregação em produtos individualizados do plano de produção agregado, e tem como objetivo auxiliar a decisão dos usuários quanto aos planejamentos das quantidades de itens de demanda independente a serem produzidas e níveis de estoques a serem mantidos.
3 - Módulo de cálculo de necessidade de materiais: A partir dos dados fornecidos pelo MPS, o MRP "explode" as necessidades de produtos em necessidades de compras e de produção de itens componentes, com o objetivo de cumprir o plano mestre e minimizar a formação de estoques.
4 - Módulo