Conceito dos principais impostos incidentes em uma empresa brasileira
O presente trabalho aborda os impostos incidentes sobre as empresas brasileiras. Atualmente os impostos são a maior fonte de arrecadação aos cofres públicos no Brasil. Isso acontece porque tanto as pessoas jurídicas como as físicas, são obrigadas a pagar impostos sobre seu patrimônio. O foco deste artigo será nos principais impostos que uma empresa brasileira é obrigada a pagar para o governo. O intuito é mostrar as principais características de cada imposto, como a alíquota aplicada, base de cálculo utilizada, esfera governamental responsável (Municipal, Estadual ou Federal), entre outras. Com isso, será possível determinar o percentual que uma empresa deve pagar anualmente para exercer sua atividade e analisar o peso que esse percentual gera para os empresários de todo o Brasil.
PALAVRAS-CHAVE Impostos, Empresa, Patrimônio, Atividade.
1 INTRODUÇÃO
Problema:
Quais os principais impostos que uma entidade brasileira deve recolher aos cofres públicos?
Objetivo→ Demonstrar as características de cada imposto e o peso geral desses impostos para essas entidades.
2. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
O surgimento do imposto de renda foi relativamente tarde no desenvolvimento dos povos. O sistema econômico de trocas de produtos ou serviços por outros produtos ou serviços dificultava a medição da renda. Com a criação da moeda, houve uma unidade para determinar o acréscimo do patrimônio das pessoas, possibilitando determinar a renda e tributá-la. Em vez de a riqueza ser avaliada apenas pelos bens que o indivíduo possuía, pôde ser medida pelo produto desses bens, isto é, pela renda.
Em 30 de novembro de 1796, o primeiro ministro inglês William Pitt apresentou aos diretores do Banco da Inglaterra o seu plano para um chamado “empréstimo de lealdade”. Cogitava-se propor ao Parlamento que todos os detentores de certa renda fossem obrigados a emprestar uma parte dela. Os contribuintes foram divididos em classes. Na primeira, estavam os