Conceito do processo de negociação
O processo de negociação e comunicação vem sofrendo relevantes evoluções devido às mudanças aceleradas que a globalização proporciona as organizações, além disto, a concorrência tornou-se perfeita ao longo dos anos, e deste modo às empresas tiveram que se inovar e transformar-se para não ficar para trás.
Por isto tornou-se cada vez mais necessário entender e analisar a complexidade dos processos comunicacionais para as organizações, pois compreender a evolução e complexidade destas mudanças e possível ter uma gestão estratégica para as organizações. Este trabalho apresentará uma breve definição sobre o processo de negociação como sistema, é por meio da conceituação de um autor específico o grupo demonstrará suas ideias sobre tal definição. Nós explicaremos o processo e a importância da comunicação em uma negociação, e também será apresentando a melhor forma de ser fazer uma comunicação assertiva em uma negociação.
As características, desafios e perigos que ocorrem em um processo de negociação estarão presentes neste respectivo trabalho, para que diante dos conteúdos apresentados seja possível compreender toda a complexidade do processo de negociação e comunicação.
Conceituando Processo de Negociação como Sistema
A melhor definição encontrada pelo grupo para explicar o processo de negociação como sistema é:
“Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos e interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais”. (JUNQUEIRA, L.A. C)
O termo negociação caracteriza-se por diversos conceitos, este processo de negociação pode ser considerado como uma habilidade que precisa ser aprimorada pelo negociador. Este processo de comunicação tem como objetivo atingir um acordo agradável e que satisfaça ambas as partes.