CONCEITO DO DESENVOLVIMENTO DE EVOLUÇÃO DA CULTURA
CENTRO DE ARTES HUMANIDADES E LETRAS
Juciara Santos
CONCEITO DO DESENVOLVIMENTO DE EVOLUÇÃO DA CULTURA
Trabalho apresentado ao professor Osmundo Pinho, como avaliação final da disciplina de Antropologia II do curso Ciências Sociais.
Cachoeira – BA- Agosto de 2009
CONCEITO DO DESENVOLVIMENTO DE EVOLUÇÃO DA CULTURA
Cultura é um termo bastante relativo, principalmente para o senso comum, o qual possui uma visão própria do conceito de cultura, bem diferente dos especialistas no assunto. Diversos são os autores antropólogos que vem tentando definir o conceito de cultura, no entanto, ainda não chegaram a um consenso exato do termo. Para alguns a cultura é comportamento aprendido, para outros não é comportamento, é abstração do comportamento para um terceiro grupo a cultura consiste em idéias. Contudo, um antropólogo bem informado nos dias atuais, pode-se dizer que não tem um conceito exato do termo “cultura”. A primeira definição de cultura do ponto de vista antropológico pertence a Edward Tylor, no primeiro parágrafo do seu livro (primitive culture, 1817), ele procurou demonstrar que cultura pode ser objeto sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma analise capaz de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural da evolução. (LARAIA, 2000, p.30). Logo para Tylor “cultura” é todo um complexo que inclui o conhecimento, as crenças, arte, a moral, as leis, os costumes, e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade, este conceito predominou no campo da antropologia por várias décadas.
Tylor demonstrou os fundamentos da teoria evolucionista, os quais consideravam a humanidade um todo em crescimento através dos tempos indo da infância à maturidade estando os povos primitivos situados no estágio infantil. Procurou dar um cunho cientifico