cultuta brasileira
O desenvolvimento do conceito de cultura SUMÁRIO
1.1 Cultura: a arte de cultivar
1.2 Evolução: linear x multilinear
1.3 A cultura em oposição à natureza
1.4 O sentido da cultura
Bibliografia
2
3
5
5
6
01
|aula
Prof.ª M.e Ieda Maria S. P. Barbosa
Objetivos da aula
▪▪ Compreender a evolução do conceito de cultura;
▪▪ Compreender
a
articulação
entre
o
desenvolvimento de antropologia e as diferentes formas de entender cultura;
▪▪ Relacionar os diversos conceitos de cultura a diferentes concepções antropológicas.
1.1 Cultura: a arte de cultivar
Em uma consulta rápida aos dicionários Aurélio e Michaelis verifica-se que a palavra cultura esta associada à arte ou ao ato de cultivar, ou seja, ao cultivo. Se formos buscar a “cultura” no vocabulário desenvolvido pelo galês Raymond Williams (1921 – 1988), veremos que a palavra tem origem latina e seu significado estava associado ao “cuidar de algo”, normalmente animais, plantações ou terras.
Diante do exposto, podemos nos perguntar: por que a palavra cultura ganhou um novo significado?
Cícero (Marcus Tullius Cicero 106 a.C. – 43 a.C.), brilhante filósofo romano, utilizou o vocábulo cultura para fazer uma analogia entre o semear e cuidar da terra com o semear e cuidar das “coisas do espírito”. Para Cícero, a filosofia era o “cultivo do espírito”, ou seja, o “cultivo da mente” do homem.
Nesse sentido, podemos concluir que se semearmos e cultivarmos coisas boas, colheremos o bem.
Essa ideia nos remete a um dilema bastante atual: Em “solo” que foi semeado egoísmo, violência e individualismo não colherão altruísmo, paz e solidariedade.
As questões do “espírito” sempre fascinaram o homem e, no século XVI, a ideia de “cultivo do espírito” ganhou nova força, sendo atribuído à cultura o aperfeiçoamento do espírito e da natureza humana. Durante o século XVIII, os iluministas aprofundam a ideia do “cultivo do espírito” e atribuem a ele o