Romeu e Julieta - Analise
INK COMUNICAÇÃO
Ana Flávia Storer
Gabriela Garcia
Guilherme Aires
Isabela Duarte
Rafael Camargo
Rafael Lage
O AMOR EM FORMA DE TRAGÉDIA
São Paulo
2013
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
INK COMUNICAÇÃO
Ana Flávia Storer
Gabriela Garcia
Guilherme Aires
Isabela Duarte
Rafael Camargo
Rafael Lage
O AMOR EM FORMA DE TRAGÉDIA
Trabalho realizado junto à disciplina de Língua Portuguesa II do curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, sob a orientação da professora Eliana Nagamini.
São Paulo
2013
O AMOR EM FORMA DE TRAGÉDIA
1. Resumo
“Romeu e Julieta” é um trágico romance escrito entre 1591 e 1595, no início da carreira literária de William Shakespeare. Na obra, embora as principais personagens sejam perdidamente apaixonadas uma pela outra, se vêm obrigadas a enfrentarem as enormes dificuldades impostas, neste relacionamento, por ambas as famílias. Isto, porque os Montecchios e os Capuletos eram, simplesmente, inimigos mortais, e viviam em constantes desavenças, as quais afetavam a ordem e a paz em Verona (cidade onde se passa a história). Os conflitos entre as famílias resultam em tragédia: morte dos herdeiros. O fato causa enorme impacto entre os principais envolvidos e, por consequência, provoca a reconciliação dos mesmos, que perdoam-se mutuamente e juram manter a paz em nome do amor de seus filhos.
Palavras-chave: Shakespeare, Romance, Tragédia.
2. Introdução A tragédia é uma forma de representação teatral (em geral solene), cujo fim é excitar o terror ou a piedade do público, baseado no percurso e no destino do protagonista ou herói, que termina, quase sempre, envolvido em um acontecimento funesto. Nesta categoria, pode-se citar o drama romântico, que é uma modalidade que veicula conflitos emocionais, muitas vezes em situações cotidianas. A obra “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, é um