Romeu e julieta no contexto escolar
LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA I
Prof.ª Silvia L. de Mello Andrade
ROMEU E JULIETA NO CONTEXTO ESCOLAR
Mayra Farias Gomes RA. 0950501862
Campinas/2011
Introdução
O seguinte trabalho apresenta os aspectos histórico, textual, literário e pedagógico da obra de William Sakespeare, Romeu e Julieta (Romeo and Juliet).
A fim de trazer ao público leitor uma visão ampla, um tanto profunda de tal obra, dividiu-se o trabalho em tópicos, a saber: Contexto Histórico, Resumo da Obra, Análise da Obra, A Obra em Sala de Aula.
Deste modo, espera-se tornar clara a compreensão de uma obra literária que ainda permanece como referência no contexto escolar.
Contexto Histórico A peça Romeu e Julieta foi escrita entre os anos de 1594 e 1596 e encenada, pela primeira vez em 1597 no “The Theater”, segundo teatro permanente a ser construído na Inglaterra e o primeiro a ser bem sucedido nesta prática, pois, anteriormente, eram encenadas peças em locais improvisados em campo aberto.
Na trama, o príncipe de Verona – Escalus – atua como mediador entre as famílias Montecchio e Capuleto. Embora tenha sido retratado como um pacificador, o personagem carrega consigo diversas das características comuns nos regentes da era Tudor como, por exemplo, o autoritarismo para, com seu poder, criar as regras vigorantes em Verona; a postura distante que mantém com seu próprio povo para deixar clara a relação de superioridade entre o governante e seus súditos; e um arbitrário poder de decisão entre o certo e o errado, sem considerar qualquer opinião alheia.
Nesta época, reinava a última representante da Dinastia Tudor, Elizabeth I, e a peça pode, portanto, ser considerada um reflexo da situação política e social deste período.
Resumo da Obra ATO I A história se inicia com uma disputa entre os Montecchio e os Capuleto, duas famílias