Conceito de utilização do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES) ,ex - autarquia federal criada pela Lei nº1.628, de 20 junho de 1952, foi enquadrado como uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela Lei nº5.662, de 21 de junho de 1971. ) BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Industrial e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.
As linhas de apoio do BNDES contemplam financiamentos de longo prazo a custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de maquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras . Contribui, também para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.
O uso do Cartão BNDES na Perpex teve como finalidade a compra de mezanino, com intuito de um armazenamento melhor dos produtos destinados à exportação do açúcar e agilidade de logística e manuseio deste produto. Esse investimento teve como aproveitamento de um espaço aéreo significativo na área de estoque. A BNDESPAR, subsidiária integral, investe em empresas nacionais através da subscrição de ações e debêntures. O BNDES considera ser de fundamental importância, na execução de sai política de apoio, a observância de princípios éticos-ambientas e assume o compromisso com os princípios do desenvolvimento sustentável. As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem às necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor, estabelecidas no país. A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES.
Em sua atividade financiadora, o BNDES conta com recursos próprios (oriundos de aportes do Tesouro Nacional) e os