Conceito de unidade de propriedade: os desafios para implementação dos controles necessários para correta avaliação dos ativos imobilizados das empresas petrolíferas na américa do sul
RESUMO
Reengenharia pedagógica e institucional: a gestão estratégica da multidisciplinaridade, do conhecimento e competitividade em ambiente de mudança. 2004. 10f. Anteprojeto. (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.) Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.
Este projeto tem como objetivo central a identificação e análise dos elementos necessários à implementação de uma reengenharia pedagógico-institucional em instituições privadas de ensino superior (IES) não universitárias do Estado de Santa Catarina a partir de um modelo baseado nas dimensões da gestão estratégica da multidisciplinaridade, do conhecimento, da competitividade e da mudança. A problemática da pesquisa parte da constatação da ineficácia da coerência entre essas dimensões nas IES e propõe um questionamento acerca de quais são os elementos necessários para a implementação da reengenharia pedagógico-institucional e, também, qual seria o modelo mais adequado à proposta de reengenharia a ser efetivada. A abordagem empregada na pesquisa será a qualitativa, porque não fará uso de métodos ou técnicas estatísticas. O ambiente natural será a fonte direta para coleta dos dados, e o pesquisador, o agente imprescindível tanto para o levantamento, quanto para a análise indutiva das informações. Assim, após se conseguir o máximo de informações sobre o objeto estudado propor-se-á a reengenharia pedagógica-institucional. Espera-se que a pesquisa contribua não só na gestão estratégica das IES não universitárias, mas para o desenvolvimento do ensino superior do Estado de Santa Catarina.
Palavras-chave: Gestão, multidisciplinaridade, conhecimento, mudança.
Pedagogical and institucional Reengenharia: the