Conceito De Recrutamento
O recrutamento corresponde ao processo pela qual a organização atrai candidatos no MRH para abastercer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao MRH. Se o recrutamento apenas comunica e divulgar, ele não atinge seus objetivos básicos. O fundamental é que atraia e traga candidatos para serem selecionados.
Recrutamento interno e externo
O recrutamento interno atua sobre os candidatos, que estão trabalhando dentro da organização – isto é funcionários – para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão no MRH, portanto fora da organização, para submete-los ao seu processo de seleção de pessoal.
Técnicas de recrutamento externo
Enquanto o recrutamento interno aborda um contingente circunscrito e conhecido de funcionários internos, o recrutamento externo aborda um enorme contingente de candidatos que estão espalhados pelo MRH.
O recrutamento externo utiliza vários e diferentes técnicas para influenciar e atrair candidatos. O processo de recrutamento culmina com o candidato preenchendo a sua proposta de emprego ou apresentando seu currículo vitae à organização.
As principais técnicas de recrutamento externo são:
Anúncios em jornais e revistas especializadas
Agências de recrutamento
Contatos com escolas, universidades e agremiações
Cartazes ou anúncios em locais visíveis
Apresentação de candidatos por indicação de funcionários
Consulta aos arquivos de candidatos
Banco de dados de candidatos
Avaliação dos resultados do recrutamento
O recrutamento não é uma atividade que possa ser isolado da estratégia da empresa. Como os negócios mudam e surgem novas funções a cada dia, torna-se imprevisível contar com pessoas flexíveis, capazes de adaptar-se a essas mudanças constantes.
O desafio principal do recrutamento é agregar valor à organização e