conceito de medidas e teoria de erros
Resumo O trabalho apresentado vem relatar os conceitos de medições e teorias de erros, através de experimento realizado no laboratório de física, onde foram avaliados alguns instrumentos de medição a fim de comparar a precisão entre eles. Efetuadas medidas diretas, com os mesmos, e essas medidas foram utilizadas, para obter uma medida indireta. Para tanto, foi realizado análise dos desvios através de parâmetros estatísticos para confirmar a variação da precisão do instrumento.
Agradecimentos O presente trabalho tornou-se possível graças às orientações prestadas na pessoa do Prof. Dr. David da Silva Simeão, sem o qual a realização do experimento não seria possível. Agradecemos também aos familiares pela compreensão em ocorrência da ausência familiar. Não poderíamos deixar de agradecer a – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, por seu empenho em buscar profissionais altamente capacitados para compor o corpo docente da instituição. A todos um muito obrigado.
1- Introdução A parte da Física voltada para experimentação é denominada de Física Experimental, essa é área do conhecimento humano que mais tem contribuído para o surpreendente estágio de desenvolvimento científico tecnológico. Medimos cada grandeza física em unidades apropriadas por comparação com um padrão. A unidade é um nome que atribuímos às medidas dessas grandezas. Ao medir várias vezes a mesma grandeza pode-se notar a ocorrência de erro. Quanto maior o número de medidas realizadas, mais próximo estará o valor médio do valor real. 1.1 - Sistema de unidade padrão – as sete grandezas físicas fundamentais que constituem o SI: comprimento (m), massa (kg), tempo (s), intensidade de corrente elétrica (A), temperatura (K), quantidade de matéria (mol) e intensidade luminosa (cd).
1.2 - Medição é o ato de medir. Medida é o resultado obtido na medição.