Conceito de Marketing
Entre os diversos conceitos que o marketing apresenta, pode-se destacar como sendo um conjunto de procedimentos ou estratégias usados para estabelecer uma comunicação entre empresa e o mercado consumidor.
O marketing também é definido mais tradicionalmente como publicidade e propaganda, e por esta razão, muitos acreditam que comprando um espaço publicitário em rádios, televisão, anúncios em jornais, revistas, criação de panfletos ou banners irão atrair milhares de clientes para o seu negócio. O que na prática nem sempre isso acontece.
Philip Kotler o grande especialista de marketing disse certa vez: “O marketing existe para segmentar mercado, encontrar novas oportunidades e preparar um plano para lançar algo novo, trabalhar fundo à equipe de pesquisa e desenvolvimento. (…) a parte ruim do marketing de realmente criar novos mercados, está sendo negligenciado.”
O marketing é uma ciência que envolve muitas estratégias, consequentemente pode acabar gerando certa dificuldade nas empresas para escolha da melhor que se adapta dentro de sua política de gestão e no seu ramo de negócio, ainda mais, diante de um mercado de constantes mudanças que vai transformando e modificando as necessidades e opiniões dos clientes.
O marketing exige inovação, sem inovar empresas podem acabar gerando uma espécie de estagnação, impedindo a eficiência dos resultados nas campanhas que elaborarem, gerando resultados negativos e frustrantes.
O que é preciso saber antes de elaborar um plano de marketing
Não dá para dizer com precisão qual a ferramenta certa ou errada para transformar o marketing em uma máquina de venda para uma empresa, porque existem muitas ferramentas que usadas de maneira correta e/ou em conjuntos são muito eficazes.
Tudo depende de alguns fatores, como por exemplo, saber quem são as pessoas que o marketing vai atingir, quais são seus gostos, costumes, linguagem, também deve estar alinhado ao tipo de produto ou serviço prestado pela empresa e,