Conceito de idoso
Ciências que estudam os idosos
Geriatria – concentra-se nos aspectos patológicos e patogêncos do envelhecimento e sua prevenção. Visa não só prolongar a vida, mas proporcionar ao idoso uma existência útil e vigorosa.
Gerontologia – estuda o envelhecimento a partir das mudanças que se processam sob vários aspectos: biológico, social, econômico, psicológico, etc. Propõe-se a rever aspectos sociais referindo-se também a questões familiares, satisfação vivencial, problemas de aposentadoria, habitação, institucionalização, etc.
O envelhecimento é um processo (totalmente individualizado, vivenciado e percebido de forma distinta por cada pessoa). A velhice é um estado.
A velhice ocorre de forma diferenciada para cada indivíduo – grupo heterogêneo, visto que envolve múltiplas questões (física, mental, social, política, social, espiritual, econômica, etc) que são diferenciadas em indivíduos idosos, embora tenham uma mesma faixa etária – dificuldade em definir de forma precisa o que é velhice.
ENVELHECIMENTO CRONOLÓGICO – a partir do nascimento inicia-se no ser humano um processo de transformações internas e externas, que pode ser medido e acompanhado por uma escala de tempo, porém não é suficiente para que se entenda o processo de envelhecimento.
Quando uma pessoa afirma possuir 60 anos a única informação recebida é a cronológica, não se sabe mais nada a respeito desta pessoa – porém junto ao envelhecimento cronológico ocorre o envelhecimento biológico.
ENVELHECIMENTO BIOLÓGICO – é o desgaste que ocorre naturalmente com todos os organismos humanos no decorrer do tempo. A genética explica em parte, o fato de alguns indivíduos viverem mais e outros menos, porém as condições de vida enfrentados durante as etapas de sua vida ajudam a explicar um desgaste maior ou menor de seu organismo. Além disso com o avançar da idade os