Avaliação da utilização de medicamentos em pacientes idosos por meio de conceitos de farmacoepidemiologia e farmacovigilância
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a utilização de medicamentos em pacientes idosos, em um grupo restrito, que fazem exercícios físicos todos os dias em um programa de terceira idade da universidade de Ribeirão Preto, com o nome de Projeto Renascer. Abordando o uso de medicamentos prescritos e não prescritos e seu tempo de uso,fazendo um levantamento farmacoepidemiológico.
Metodologia:
Foram entrevistados 35 voluntários, 33 mulheres e 2 homens que responderam ao questionário.Foi perguntado o uso de medicamentos prescritos e não prescritos,utilização de uso esporádico,ou venda livre e de uso crônico como é administrado e de possíveis problemas relacionados aos medicamentos.
Faixa etária de 47 a 75 anos, com idade média de 64,9 anos.
Resultados:
No uso crônico foram citadas 18 classes de fármacos sendo os mais comuns os: anti hipertensivos (25 vezes), estrógenos e progesteronas (15 vezes), antidepressivos (5 vezes), ansiolíticos(tranqüilizantes 4 vezes), antiulcerosos e AINEs( anti inflamatórios), (4 vezes).
No uso de Medicamentos esporádicos e venda livre os mais citados foram AINEs (25 vezes) , antifúngico (1 vez) e AIE (1 vez).
Dos que usavam esporadicamente dezesseis não utilizavam medicamentos sem prescrição e dezenove utilizavam de um a quatro medicamentos sem prescrição médica.
Dos que faziam uso de medicamentos prescritos, vinte e quatro entrevistados faziam o uso crônico de politerapia dois a sete fármacos, nove utilizavam apenas um medicamento e apenas um paciente não fazia uso de medicamento prescrito.
Conclusão:
Existe uma boa parte de idosos que faz uso de medicamentos de venda livre, que não requer prescrição. No entanto essa faixa etária requer cuidados especiais pois possuem alterações fisiológicas que são comuns a idade e por tanto carecem de um maior acompanhamento.
A pesquisa atingiu seu objetivo esperado, foram identificados os principais fármacos utilizados, foi feito o trabalho de