Atenção e Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ATENÇÃO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA (FARMACOVIGILÂNCIA, FARMACOEPIDEMIOLOGIA E ANVISA)
SÃO LUÍS, MA
2011
1- INTRODUÇÃO
1.1- Atenção e Assistência Farmacêutica
Segundo a Organização Mundial da Saúde a atenção farmacêutica é: um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A atenção farmacêutica é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.
A Assistência Farmacêutica (AF) reúne um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos e uso racional. No Ministério da Saúde, tais ações consistem em promover a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como sua seleção, programação, aquisição, distribuição e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.
1.2- Farmacoepidemiologia
É a ciência que estudo o uso e os efeitos benéficos e adversos dos medicamentos em grandes populações a partir do método epidemiológico. Detecta riscos associados ao uso generalizado de medicamentos e sua efetividade, emprega conceitos da farmacologia clínica e da epidemiologia e seu desenvolvimento está centrado no estudo da segurança dos fármacos na etapa de pós-comercialização e âmbito dos estudos de utilização de medicamentos (EUM).
1.3- Farmacovigilância
É a ciência e atividade relacionada a detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou qualquer outro problema relacionado aos