Conceito de Grupo
GEORGIA DEMETER COSTA MONTEIRO
Conceito de grupo:
Interpretação do filme A Era do Gelo 1
MANAUS-AM
2013
GEORGIA DEMETER COSTA MONTEIRO
Conceito de grupo:
Interpretação do filme A Era do Gelo 1
A interpretação do conceito de grupo no filme A Era do Gelo apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade Nilton Lins, tem como exigência parcial para a obtenção de nota na Disciplina Dinâmica de Grupo, Turma PSI052, ministrada pela Profª. MARIA VILANI MAIA SEQUEIRA.
MANAUS-AM
2013
O conceito de grupo apresentado pelo filme é bem definido na apostila por Le Bon (apud FREUD,1920, p. 84) que declara:
A peculiaridade mais notável apresentada por um grupo psicológico é a seguinte: sejam quem forem os indivíduos que o compõem, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seu modo de vida, suas ocupações, seu caráter ou sua inteligência, o fato de haverem sido transformados em um grupo coloca-os na posse de uma espécie de mente coletiva que os faz sentir, pensar e agir de maneira muito diferente daquela pela qual cada membro dele, tomado individualmente, sentiria, pensaria e agiria, caso se encontrasse em estado de isolamento.
O filme mostra claramente que um grupo (que no linguajar deles é bando), não se caracteriza por indivíduos da mesma espécie, cultura ou crença. Mas, por indivíduos que compartilham um mesmo objetivo, pensamento ou sentimento, e apesar da preguiça Cid não ser muito levada a sério, eles mostram que em um grupo tem que haver respeito entre seus membros, mesmo tendo um líder, todos possam falar e serem ouvidos.
São encontrados no filme aspectos de grupo como:
Objetivo comum – todo grupo apresenta um objetivo em comum, no caso do filme, o objetivo era devolver a criança.
Liderança – o papel do líder é visto em vários momentos do filme desempenhado pelo Mamute Manfred.
Distribuição de papéis – os papéis são