Teorias da Globalização
De acordo com o sociólogo Octavio Ianni a globalização é um estágio que atinge o sistema capitalista e para entendermos precisamos dividi-lo em três momentos, primeiro seu surgimento na Europa, instaurando o trabalho livre, a mercantilização da produção e a organização do mundo sobre forma de estado, no segundo período a Industrialização e no terceiro momento a globalização.
Pós-Modernidade
O pós-modernismo pode ser definido como as características de natureza sócio-cultural e estética, que marcam o capitalismo da era contemporânea, portanto esta expressão pode designar todas as profundas modificações que se desenrolam nas esferas científica, artística e social, dos anos 50 até os dias atuais.
Este movimento, que também pode ser chamado de pós-industrial ou financeiro, predomina mundialmente desde o fim do Modernismo.
Ele é, sem dúvida, caracterizado pela avalanche recente de inovações tecnológicas, pela subversão dos meios de comunicação e da informática, com a crescente influência do universo virtual, e pelo desmedido apelo consumista que seduz o homem pós-moderno.
Informática e Automação
Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, surgem novas necessidades para o ser humano. A quantidade de dados e informações para serem armazenas e computadas atinge um volume incalculável. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.
Desterritorialização
A Tecnologia está transformando o habitat das cidades iguais umas com as outras, as pessoas estão migrando de seus municípios para outros e mesclando sua cultura a dos lugares receptivos.
Metropolização
As cidades não são mais o que eram antes mudaram sua estética e adquiriram nova feição e nova função. Nesses grandes centros existem pessoas de diferentes origens étnicas, religiosas e raciais e pelo fato dessas transformações, as cidades vão se