Conceito de fobia e causas
Uma fobia é um medo persistente e irracional de um determinado tipo de objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo.
Causas
Fobias específicas são um tipo de transtorno de ansiedade em que a exposição aos estímulos temidos pode provocar ansiedade extrema ou ataques de pânico. As fobias específicas estão entre os distúrbios psicológicos mais comuns, afetando até 10% da população.
Distúrbios de ansiedade
Fobias comuns incluem o medo de: * Sangue, injeções e outros procedimentos médicos * Alguns animais (por exemplo, cachorros ou cobras) * Espaços fechados * Voar * Lugares altos * Insetos ou aranhas * Relâmpagos
Exames
O médico perguntará a você sobre seu histórico de fobia, seu comportamento, sua família e seus amigos.
Os sinais incluem: * Pressão sanguínea elevada * Frequência cardíaca acelerada
Sintomas de Fobia
Se exposto ao objeto temido, ou mesmo pensar em ser exposto a ele, causa uma reação de ansiedade.
O paciente evita situações de contato com o objeto da fobia * Esse medo da ansiedade é fora de proporção (muito mais forte) em relação à ameaça real. * A pessoa pode apresentar transpiração excessiva, problemas para controlar os músculos ou ações ou frequência cardíaca acelerada.
A pessoa evita situações nas quais pode ocorrer o contato com o objeto ou animal temido, por exemplo, evitam dirigir em túneis, se tiverem fobia de túneis. Esse tipo de ação pode interferir no trabalho e nas interações sociais.
A pessoa pode se sentir fraca ou covarde e perder a autoestima ao evitar o objeto da fobia.
Buscando ajuda médica
Marque uma consulta com seu médico ou profissional de saúde mental se uma fobia simples estiver interferindo em suas atividades diárias.
Tratamento de Fobia
O objetivo do tratamento é ajudá-lo a sentir-se bem. O sucesso do tratamento normalmente depende da gravidade da fobia.
A dessensibilização sistemática é uma das