fobia escolar
Fobia escolar
Índice
Introdução 3
Conceitos da fobia escolar segundo vários actores 4
Relação entre a fobia e absentismo escolar 5
Situação específica de uma fobia escolar 5
Fobias nem sempre significam problemas 6
Quando a Fobia escolar pode ocorrer? 6
Origens da fobia escolar 7
Fobia e apego 7
Causas da fobia e absenteismo escolar 9
Sintomas da fobia escolar 9
Os alunos fóbicos podem ser classificados em dois grupos: 10
Consequências da fobia escolar 11
Como pode ser prevenido ou diminuído o problema? 12
Quando e como procurar ajudar 13
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
O presente trabalho enquadra-se no âmbito da disciplina técnicas de intervenção psicoeducativo, (TIP) do 3º ano curricular do curso da Psicologia, leccionado pela professora Catarina Cardoso, cujo tema de pesquisa é fobia e absentismo escolar. Como futuro psicólogos achamos de extrema importância trabalhar essa temática, uma vez, que poderemos deparar com possíveis situações do tipo, por isso, pretendemos nesse presente trabalho, abordar, avaliar as causas, factores, manifestações, os impactos desse medo no bem-estar biopsicosocial do aluno bem como no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
Conceitos da fobia escolar segundo vários actores
“O primeiro ou primeiros dias desencadeiam naturalmente algum nervosismo, perante a ideia de novos professores, nova turma, nova escola ou simplesmente a mudança de rotina das férias para as aulas, até os mais calmos poderão ficar afectados nas primeiras semanas de aulas”.
Para Freud (apud WARD, 2005, p. 13) fenómenos fóbicos são comuns durante certos períodos da infância e podem, na idade adulta, ser a resposta a uma experiência traumática. Ward (2005, p. 20) salienta que explicações psicanalíticas de fobia referem-se ao mundo interior, ao conflito entre a “fantasia”, o “conflito psíquico” e a “angústia”. A pessoa fóbica raramente sabe o porquê de seu medo.
Freud