DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
PSICOSSOCIAL
LEONARDO
FERRAZ
JANAÍNA SOARES
TERCEIRA INFÂNCIA
6 A 11 ANOS
Introdução
Neste trabalho, falaremos sobre o desenvolvimento psicossocial na terceira infância ( 6 a 11 anos). Principalmente a relação entre os pais e amigos, a influência que cada um têm sobre a criança e os problemas enfrentados por elas quando são envolvidos em uma separação conjugal e início da vida escolar.
Desenvolvimento da Identidade
O crescimento cognitivo que ocorre nesta fase, permite à criança desenvolver conceitos mais complexos e ganhar tanto compreensão quanto controle emocional.
Exemplo: Na escola, estou ficando bem esperta em certas matérias, como
Português e Matemática.
Na autodescrição citada, a criança mostra que consegue concentrar-se em mais de uma dimensão de si própria, ou seja, passou a fase de autodefinições do tipo tudo ou nada e, começa a reconhecer que pode ser “esperta” em certas matérias e ter dificuldade em outras.
Auto-estima
Um importante fator é o apoio social dos pais, colegas e professores.
Crianças com baixa auto-estima poderão ficar muito preocupadas com seu desempenho em funções sociais.
Já as com auto-estima elevada tendem a ter mais disposição para ajudar os menos afortunados e fazer o trabalho voluntário, que contribui significavelmente para o aumento da mesma.
Estrutura Familiar
Antigamente, a imensa maioria das crianças crescia em famílias com pais biológicos casados. Hoje, essa proporção representa um enorme declínio, visto a enorme mudança social que vivemos.
Os filhos tendem a se dar melhor em famílias tradicionais com ambos os pais casados do que em famílias de pais divorciados, de pai ou mãe solteiros ou segundas famílias.
Dentro da estrutura familiar, a pior situação para a criança é o DIVÓRCIO, que é composto por 3 etapas.
Primeiro, é o estresse pelo conflito conjugal.
Segundo, a separação dos pais.
Terceiro, e principal, a saída repentina do pai ou da mãe, pois as