Desenvolvimento Psicossocial
Segundo o Estado Longitudinal de Nova York há três padrões de temperamento:
- Criança fácil: o humor oscila entre brando e moderno, e geralmente é positivo. Responde bem à novidade e à mudança. Desenvolve rapidamente hábitos de sono e alimentação. Passa a ingerir novos alimentos com facilidade, sorri para estranhos, adapta-se facilmente a novas situações, aceita a maior parte das frustações sem muito estardalhaço, adapta-se a novas rotinas e regras de novas brincadeiras.
- Criança difícil: Expressa humores intensos e geralmente negativos; chora com frequência e aos berros; ri com estardalhaço. Não responde bem à novidade e à mudança. Dorme e se alimenta d maneira irregular. Demora a aceitar novos alimentos. Desconfia de estranhos, adapta-se lentamente a novas situações. Reage furiosamente à frustações, ajusta-se lentamente a novas rotinas.
- Criança de aquecimento lento: apresenta reações razoavelmente intensas, tanto positivas quanto negativas. Responde lentamente à novidades e mudanças. Dorme e se alimenta com mais regularidade que a criança fácil. A resposta inicial a novos estímulos é levemente negativa (um primeiro encontro com pessoa, lugar ou situações desconhecidos).
.1 Desenvolvimento Físico e Motor
Ao nascer os meninos são maiores do que as meninas em todas as dimensões corporais e ambos triplicam o peso do corpo no primeiro ano de vida acrescentando de 30 a 38 cm ao comprimento antes dos 2 anos de idade. Com isso verificase que a criança apresenta um rápido ritmo de crescimento; aos dois anos tem a metade da altura que terá ao completar seu desenvolvimento físico. Somente na adolescência haverá um processo tão rápido de desenvolvimento. De acordo com Malina (apud Bee,1997) o desenvolvimento motor nos primeiros dois anos de vida pode ser dividido em três grupos: habilidades locomotoras (andar, correr, saltar e pular); habilidades nãolocomotoras (empurrar, puxar e inclinar); e habilidades