Quando a timidez se transforma em fobia social
Quando a timidez se transforma em Fobia Social
Porto Velho/RO, março de 2012
Ana Letícia Guimarães de Souza Lima
Quando a timidez se transforma em Fobia Social
Trabalho escrito visando o cumprimento da disciplina de Psicologia Geral IV, ministrada pelo professor doutor Paulo Renato Calheiros, pelo departamento de Psicologia.
Porto Velho/RO, março de 2012
Introdução Existem vários fatores que influenciam a timidez, como uma “simples” apresentação para um público desconhecido ou até mesmo em uma sala de aula, onde na maioria das vezes, os ouvintes são apenas o professor e alunos que são considerados como pessoas conhecidas. Através do simples ato de estar envergonhado, surgem conflitos internos que podem ocasionar um agravamento dessa timidez, podendo levar o individuo a desenvolver a fobia social ou Transtorno de Ansiedade Social.
A ansiedade está presente em todo e qualquer individuo, quando o mesmo é colocado em uma situação de exposição social, a única diferença é o grau que ela se apresenta, ou como é demonstrada por cada um em ações como uma entrevista de emprego e apresentações de faculdade. O fato de estar ansioso, não significa que o individuo apresenta uma doença, porém quando essa ansiedade se torna excessiva, causando algum tipo de constrangimento maior ou sofrimento, pode começar a ser vista como um problema. As pesquisas na área da Neurociência tentam identificar as áreas do cérebro que se responsabilizam pelo medo patológico e se sabe que as Amígdalas identificam situações de perigo, que são assessoradas pelo Sistema Límbico, que é como um banco de memórias de ameaças que já foram conduzidas ao individuo, é como se fosse o seu banco de medos e enviam ao