Conceito de Engenheiro
Cabe ao engenheiro planejar e executar obras que atendam a essa demanda. Implantado em 1912, junto com a fundação da universidade, o curso de Engenharia Civil da UFPR é o mais antigo do Brasil.O objetivo do curso atende as necessidades do mercado: formar profissionais com flexibilidade e rapidez de decisão nas diferentes áreas de atuação da Engenharia Civil. Ao mesmo tempo, ele tem que ser crítico, reflexivo, humanista e generalista."Durante sua atividade, o engenheiro civil deverá ser capaz de levar em consideração aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, em atendimento às demandas da sociedade", diz o coordenador do curso Omar Sabbag Filho.
Aliando menores custos a melhores condições de segurança, os engenheiros civis transformam materiais brutos em estruturas úteis para o homem. Cabe a esse profissional a elaboração e coordenação de projetos, estudos, fiscalização e supervisão das atividades ligadas à construção de habitações, edifícios, aeroportos, estradas (rodovias e ferrovias), túneis, geração de energia, geotecnia, planejamento de obras e gerenciamento das mesmas.
O profissional pode atuar também na determinação dos locais, implantação das obras, formas de realização abrangendo desde o plano geral até detalhamentos técnicos. Além de executar projetos de engenharia, acompanha as obras do início à conclusão. Junto com os operários, deve conhecer os detalhes de cada etapa, subindo em altos edifícios em construção ou descendo à grande profundidade do solo.
Com base no projeto arquitetônico, o engenheiro prepara plantas e projetos complementares, determina as especificações do projeto e o estudo do solo e subsolo. Após calcular os efeitos dos desníveis do terreno, da pressão dos ventos e da mudança de temperatura sobre a resistência da construção, define e quantifica os materiais, os equipamentos necessários e a mão-de-obra. Para que o aluno seja formado dentro desse perfil estabelecido pelo curso, é