conceito de Economia
Definição:
Bens Substitutos
Bens Substitutos é quando se analisa as relações entre a demanda de um produto X com os preços de outros produtos. Assim, o aumento de um produto Y poderá aumentar ou reduzir a demanda do produto X. Por exemplo, quando ocorre uma diminuição da demanda da margarina, um possível substituto pode ser a manteiga, portanto a manteiga e margarina podem ser chamadas de bens substitutos.
Bens complementares
Bens complementares são aqueles produtos que são consumidos conjuntamente. Ocorre quando a redução do preço de um produto Y ocasiona um aumento da demanda de um produto X. Um exemplo é a possibilidade do preço do sorvete subir, tende a comprar menos cobertura, assim um produtor de cobertura pode estranhar a redução repentina no consumo de seu produto. Ele terá que prestar atenção sempre ao mercado de sorvete.
Bens inferiores
Um aumento geral na renda da população pode levar à redução no consumo de alguns tipos de bens. Não significa que um aumento da renda leva a um maior consumo, isso não vale para todos os bens. Desse modo, o bem inferior é quando reduz o consumo à medida que sua renda aumenta. Para algumas pessoas esse é o caso da mortadela (que é substituída pelo presunto, mais caro), ou da salsicha e de uma série de produtos de baixa qualidade.
Bens normais
Bens normais são bens cuja demanda varia conforme a renda. A demanda aumenta quando a renda aumenta e diminui quando a renda diminui, como por exemplo, roupas e iogurtes.
Demanda
A demanda é a quantidade de algum bem que os consumidores almejam por um preço definido pelo mercado.
Quantidade demandada
Quantidade demandada é a quantidade de um bem que os consumidores desejam possuir. Varia conforme o preço e qualidade do produto, o gosto do consumidor e a concorrência.
Oferta
Uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente de ser produto ou serviço, englobando tudo aquilo que são