conceitos de economia
Economia – é o estudo de como as pessoas administram(utilizam) seus recursos escassos (Wessels, Economia, pg. 1).
O problema econômico da economia por excelência é a escassez e a sua administração. Surge porque as necessidades humanas são virtualmente ilimitadas, e os recursos econômicos limitados, incluindo também os bens. Esse não é um problema tecnológico, e sim da disparidade entre os desejos humanos e os meios disponíveis para satisfazê-los. A escassez é um conceito relativo, pois existe o desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços maior que a disponibilidade (Troster & Mochón, Introdução a Economia, pg. 6).
A maioria das pessoas deseja muito mais do que seus recursos lhe permitem obter, isso é escassez: as pessoas querem mais do que podem obter com os recursos disponíveis (Wessels, Economia, pg. 1).
A escassez obriga as pessoas a fazerem escolhas...como consequência, passa a haver uma tendência para a troca – satisfazer mais uma necessidade significa satisfazer menos de outras necessidades ou ficar privado de algumas necessidades (Wessels, Economia, pg. 2).
A escassez é enfrentada tanto pelos ricos como pelos pobres... O fundamental é notar que é o excesso de desejo das pessoas por um bem em relação à sua oferta que cria a escassez (Wessels, Microeconomia, pg. 9).
O fenômeno da escassez está presente em qualquer sociedade, seja ela rica ou pobre. No entanto é verdade que para países como os EUA e a Suécia ela não é um problema tão grave como para Somália e a Etiópia, onde nem que sequer as necessidades básicas da população são satisfeitas. Mesmo assim, a escassez continua sendo um problema uma vez que as aspirações das pessoas por bens e serviços superam a quantidade de bens e serviços produzidos pela sociedade, colocando sempre a necessidade de escolhas por parte