Variáveis Psicológicas e o Processo Ensino-Aprendizagem
Em um ambiente tão amplo como a sala de aula é nos dias atuais, não só o professor sofre influências do meio, mas o aluno, grande protagonista desta história, muito maior influência do meio em que vive, pois vive em uma sociedade onde não se pode viver sozinho.
Vários são os aspectos que ajudam no professor de ensino-aprendizagem, aspectos psíquicos, sociais e ambientais influenciam diretamente no aprendizado e desenvolvimento de cada ser humano, aspectos como influência, motivação são comuns em qualquer meio, principalmente na escola. Em um ambiente escolar inúmeros são os fatores que auxiliam no processo de aprendizado dos alunos, entre eles um ambiente propício ao processo de aprendizagem, um lugar onde seja estimulante trabalhar e aprender, amplo que possibilite diversos tipos de aprendizagens.
Um professor capaz e com uma base de formação bem preparada, que saiba estimular e influenciar seus alunos positivamente. Ao professor cabe conhecer seu aluno, saber seu nível e o momento em que está, não precisa ser o conselheiro intimo do aluno, mas deve saber por quais problemas ele pode estar passando, ter contato com a família é fundamental. O professor deve saber incentivar o aluno e propor atividades de3safiadoras que não só estimulam o aluno, mas proporcionem níveis de dificuldades que o aluno gostará de transpor.
Ao aluno cabe o interesse, nas aulas ele é desafiado a transpor obstáculos, isso é muito bom, pois nesses obstáculos ele encontrará mecanismos que o ajudem a crescer, desenvolver seu conhecimento e potenciais físico-psicológicos em pleno desenvolvimento.
Fatores como motivação, incentivo, autoconhecimento são objetos de mão dupla não só cabe ao professor proporcionar, mas a escola fornecer ao professor para que ai então possa oferecer ao aluno.
Todo esse processo intrínseco ao ambiente escolar e a influência da sociedade e meio são fundamentais na compreensão e desenvolvimento do