Conceito de Cultura Laraia
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DOCENTE: PATRICIA OSORIO
DISCENTE: ZAYRA MARIA NASCIMENTO CORREA OLIVEIRA
Disserte sobre o conceito de cultura segundo Roque de Barros Laraia, do livro Cultura no Conceito Antropológico.
A cultura mais do que a herança genética determina o comportamento do homem e justificam suas ações. O homem age de acordo com os seus padrões culturais e consegue adaptar-se a qualquer meio e o transforma quando preciso em seu habitat. Cultura desenvolveu-se de forma uniforme o autor faz um comparativo com a teoria da Origem das Espécies de Charles Darwin onde se destacam os que conseguem adaptar-se ao meio. Laraia, ao referir-se ao instinto humano, a comunicação é um processo cultural. Mais explicitamente, a linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral. Ele diz sobre o determinismo biológico: “não existe correlação significativa entre distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado”
Determinismo geográfico o autor considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultura, que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
Laraia discute o conceito de cultura, suas definições mais importantes e uma série de exemplos selecionados da literatura antropológica para ilustrá-los. O autor também mostra as diversas formas pela qual a cultura influencia o comportamento humano, agindo mesmo sobre a organização biológica do homem. Também cita que a cultura é dinâmica, e nos alerta para as tendências etnocêntricas.