Resenha - Cultura: um conceito antropologico - LARAIA
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Hotelaria e Turismo
Curso de Turismo
Hellen Rayanne Rocha
RESENHA: Cultura um conceito antropológico.
327787052070Trabalho apresentado como requisito complementar para obtenção de nota escolar na disciplina: Fundamentos da Antropologia, do Curso de Turismo da UFPE. Orientado pela Professora Isabela Morais.
00Trabalho apresentado como requisito complementar para obtenção de nota escolar na disciplina: Fundamentos da Antropologia, do Curso de Turismo da UFPE. Orientado pela Professora Isabela Morais.
Recife, 2014
RESENHACultura um conceito antropológico
O livro desvenda historicamente o conceito de cultura citando diversos exemplos e autores, em várias épocas, já que é bem verdade que o conceito é complexo, visto de diversas formas, e até hoje é discutido pelos estudiosos. Laraia mostra que a cultura age também sobre a natureza biológica humana, que o modo que o ser humano vive, vai além dos seus instintos. O homem passa por um processo, chamado pelo autor, de “endoculturação”, este determinará a forma que ele viverá em sociedade.
O determinismo geográfico é outro ponto abordado no livro, onde ele esclarece que o espaço não vai interferir na cultura do indivíduo, é bem verdade que segundo vários estudos, existem culturas distintas em um mesmo espaço geográfico. A partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, estudaram este tipo de determinismo e concluíram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. Laraia explica a "cultura age seletivamente", e não casualmente, sobre seu meio ambiente, "explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura e na história da cultura".
Segundo Laraia o termo Culture, do inglês, é a junção dos termos Kultur, do alemão, que “era utilizado para simbolizar todos os aspectos spirituais