Conceito de comportamento organizacional
Curso: Superior de Tecnologia em Marketing
Disciplina: Comportamento Organizacional
ATPS: Conceito de Comportamento Organizacional
- Introdução
Diante das novas premissas e modernidade no mundo das organizações, o estudo de como o comportamento humano exerce influência nas organizações, as ações e reações dos indivíduos e como eles interagem com o ambiente se faz necessário eis ai a importância do comportamento organizacional. Entende-se então que comportamento organizacional é o estudo da dinâmica nas organizações e como os indivíduos e grupos se comportam fazendo parte delas. O comportamento organizacional pode ser aplicado na maioria dos ambientes nas organizações e em diferentes níveis, sendo eles o nível individual, o nível social e o nível organizacional e tem como prioridade a melhora na gestão das pessoas com o objetivo de melhorar a eficácia que somada e eficiência resultam na efetividade. Lembrando que eficácia nada mais é do que fazer aquilo que deve ser feito de forma plena, eficiência é que diz respeito a como fazer e esta diretamente relacionada às ações a serem realizadas e efetividade é o resultado positivo de ambas. Vamos entender melhor a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade:
O comportamento eficiente cumpre o prometido, com foco no problema. A eficácia costuma ir um pouco mais além. Efetividade congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia.
Eficiência, eficácia e efetividade são conceitos que confundem muita gente.
Eficiente é a pessoa preocupada em realizar sua tarefa, resolvendo os problemas inerentes a ela e… só! Ser eficiente é atingir a meta estabelecida, diária, mensal ou anualmente, sem explorar ao máximo o potencial. Um atleta de salto em altura que pula os exatos 2 metros impostos a ele foi eficiente. A pessoa eficiente faz certas as coisas e, convenhamos, sem demonizações: tem horas em que é exatamente isso que precisamos fazer. O