CONCEITO DE CI NCIA
A ciência é freqüentemente definida como uma acumulação de conhecimentos sistemáticos. Essa definiçãoinclui três termos básicos da caracterização da ciência. Todavia ela é inadequada, como outras definições que ressaltam o conteúdo da ciência em vez de sua característica fundamental: seu método de operação ou método científico. Isso é inconveniente, pois o conteúdo da ciência está mudando constantemente, dado que conhecimento considerado científico hoje pode tornar-se não científico ou obsoleto amanhã. Além disso, a demarcação entre ciência e não-ciência não é óbvia. Realmente, ela não é uma linha nítida, mas uma área móvel e sujeita a debates.
A ciência visa à compreensão do mundo em que o homem vive, o conhecimento da realidade. Assim, ela é fundamentalmente um método de aproximação do mundo empírico, isto é, do mundo suscetível de experiência pelo homem. O consenso em relação aos atributos e processos essenciais do método da ciência permite uma conceituação funcional da ciência através de seu método, como segue:
A ciência é um método objetivo, lógico e sistemático de análise dos fenômenos, criado para permitir a acumulação de conhecimento fidedigno. Para a melhor compreensão desta definição de ciência é conveniente a explicação de seus termos chaves.
Método
Etimologicamente, método vem de meta, ao longo de, e hodós, via, caminho. Para Francis Bacon: Os descobrimentos até agora feitos de tal modo são que, quase só se apóiam nas noções vulgares. Para que se penetre nos estratos mais profundos e distantes da natureza, é necessário que tanto as noções quanto os axiomas sejam abstraídos das coisas por um método mais adequado e seguro, e que o trabalho do intelecto se torne melhor e mais correto.
Por ser um caminho a ser seguido, a controvérsia surge freqüentemente quanto à unicidade do método científico. Pode-se argumentar que esta não é uma questão conceitual, mas um problema principalmente semântico que decorre dos vários significados