A Posi O De Karl Popper Versus A Posi O De Thomas Kuhn Em Rela O Ao Conceito De CI NCIA

1278 palavras 6 páginas
A posição de Karl Popper versus a posição de Thomas Kuhn em relação ao conceito de CIÊNCIA. Quero um trabalho normatizado com resumo, introdução, desenvolvimento , conclusão e bibliografia.

RESUMO
Palavras – chave: Thomas Kuhn, Karl Popper, epistemologia, ciência, falseabilidade, paradigma

1 INTRODUÇÃO

Tratar sobre teorias científicas significa analisar a história de sua evolução no mundo e destaca-se a contribuição de três grandes filósofos que contribuíram para o desenvolvimento das teorias científicas.
O fato da ciência ser amplamente significante para as atividades humanas, ocorre com o entendimento crítico, objetivo e metodológico de vários fenômenos e fatos que extrapolam o próprio campo científico, quando se volta exatamente para a ciência em si, em volta de sua teoria.
O destaque ocorre com duas grandes concepções científicas: a indução, que tem em Francis Bacon seu grande colaborador, em que a base da ciência ocorre através do método experimental, através de várias ocorrências para se chegar a uma conclusão.
A teoria baconiana vai sustentar as ideias de Davis Hume, que também empirista assim como seu antecessor, ao projetar a observação como atividade científica na qual se pode ter a existência real daquilo que de fato ocorre através de nossos sentidos.
E ainda, destaca-se o método dedutivo, reformulando a compreensão de ciência em aspectos relacionados à validade e à confiabilidade de suas atividades no mundo científico, destaca-se cada um a seu tempo: Karl Popper, Thomas Kuhn e Imre Lakatos. Dentre os três filósofos, o presente trabalho tem como objetivo estabelecer as contribuições de Karl Popper e Thomas Kuhn sobre a teoria científica.
Visando um melhor entendimento sobre a questão das teorias científicas e sua contribuição para o progresso científico e estabelecer a concepção que cada um deles, registrou na história da ciência, o trabalho foi organizado em três capítulos, sendo que o primeiro capítulo

Relacionados

  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas