Conceito De Ci Ncia
Muitos autores tentaram explicar o que é Ciência. Mas nem todas as explicações são completas, alguns exemplos:
“Abundância de conhecimentos sistemáticos” e “ Função que se propõe a mostrar a veracidade dos fatores experimentais e suas aplicações práticas.”
Um dos conceitos mais amplo é o que Ander- Egg mostra como: Conhecimento Racional, Certo ou Provável, Obtidos Metodicamente, Sistematizadores, Verificáveis e Relativos a objetos de uma mesma natureza.
O conceito de Trujillo é considerado o mais preciso dos conceitos. Entendemos por Ciência uma sistematização do saber, um conjunto de preposições logicamente relacionado sobre o comportamento de certos fatores que se tem o desejo de estudar.
Dos conceitos que vimos, emana a característica de se apresentar a ciência como reflexão lógica e ter como particularidade o ser sistemático, pois deve ser submetido à experiências para a evidência de seus enunciados e hipóteses, procurando também a importância da metodologia que definirá a própria alternativa de experimentação.
A palavra Ciência pode ser compreendida de duas maneiras: Compreensiva ou metodológica, compreendendo tanto os aspectos lógicos quanto técnicos. O aspecto lógico é definido como o método de raciocínio, porém o aspecto técnico pode ser designado pelos processos de manipulação dos fenômenos que se pretende estudar.
A classificação e a divisão da ciência, a dificuldade em entender o universo e a diferença de fenômenos que existem, aliadas à necessidade do homem estudar para poder compreender e depois explicar, levou ao aparecimento de vários ramos de estudos e ciência específicas. Estas precisaram de uma identificação, seja de acordo com sua ordem de dificuldade, ou seja, de acordo com seu significado.
As primeiras classificações foram feitas por Augusto Comte, de acordo com a ordem crescente de dificuldade foram apresentadas da seguinte forma: Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral.