Conceito de Bens, Direitos e Obrigações
A contabilidade surgiu pela necessidade de registro e organização do comércio e da necessidade de contar os bens pessoais. Com o passar dos anos o comércio ficou globalizado, surgiram às indústrias e grandes empresas e a necessidade de organização de controlar gatos, bens e patrimônios aumentou na mesma proporção. Surgiram também dentro da contabilidade formas de organizar e contabilizar os lucros e prejuízos de uma empresa.
O relatório gerencial mais importante, que descreve a situação real de uma empresa é o balanço patrimonial, que é dividido em dois grupos: ativo, passivo. No qual no ativo é contabilizado os bens e os direitos e no passivo as obrigações, a diferença entre os dois é o patrimônio liquido que é resultado do exercício.
BENS
Tudo aquilo que satisfaz as necessidades humanas e pode ser avaliados economicamente, bens são coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades humanas. Classificação dos bens:
Bens tangíveis, corpóreos, concretos ou materiais – têm existência física, existem como coisa ou objeto.
Bens intangíveis, incorpóreos, abstratos ou imateriais – não possuem existência física, porém representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos da empresa, e cujo valor reside em direitos de propriedade que são legalmente conferidos aos seus possuidores.
Exemplos de bens intangíveis: direitos sobre marcas, patentes, direitos autorais, ponto comercial, fundo de comércio, ações ou quotas do capital de outras empresas, etc.
DIREITOS
Direitos o poder de exigir alguma coisa de alguém. No que tange a empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, quando a empresa vendedora emite uma duplicata como documento comprobatório da transação. Esse direito denomina-se duplicatas a receber.
Exemplos: pode destacar alugueis a receber, promissórias a receber, impostos a recuperar, títulos a receber, contas a receber, etc.
OBRIGAÇÕES
São dívidas ou compromissos