Conceito de aprendizagem com destaque à importância da motivação para este processo
A aprendizagem pode ser conceituada de diversas maneiras, entre elas como um processo de mudanças comportamentais obtido através de experiências construídas por fatores relacionais, ambientais, neurológicos e emocionais. Além disso, é dividida em três classificações principais que são a “Aprendizagem formal”, “Aprendizagem não formal” e “Aprendizagem informal”, cada um com características únicas decorrentes principalmente do conteúdo e o meio aonde são apresentadas. Possui diversas características e conveniências: cada indivíduo possui uma maneira de aprender única; toda a essência de cada um participa colaborando para o processo de aprendizagem, o que torna a busca pelo aprender uma ação do todo do organismo; está todo o tempo mostrando-se necessária, sendo adquirida em todas as fases da vida do ser; para ser adquirida é necessário uma participação e busca feita pelo indivíduo; ocorre como um processo que parte do mais simples para o mais complexos, ou seja, com diferentes níveis de dificuldades; os conteúdos aprendidos servem de base para se aprender novos conteúdos.
Existem diversos tipos e denominações de aprendizagem, entre as mais famosas vemos a “Aprendizagem por condicionamento simples”, a “Aprendizagem por condicionamento operante”, a “Aprendizagem por ensaio e erro” e diversas outras com suas características próprias e estudadas e comprovadas por diversos pesquisadores. A busca pelo melhor e diferentes tipos de aprendizagem é uma grande realização do ser humano pensante.
No ambiente escolar encontramos diversos fatores que condicionam a aprendizagem dos alunos. De uma maneira geral, as atividades e aulas devem ser atrativas e despertar interesse nos alunos; cada nível do ensino deve possuir características e conteúdos próprios e os alunos devem estar cientes disso; deve-se acompanhar o desempenho do aluno para, caso não se demonstre bom, possa se procurar um melhor