CONCEITO DE ANTROPOLOGIA
O termo antropologia significa o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto:
a. Ciência Social – Conhecimento do homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.
b. Ciência Humana - O homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc.
c. Ciência Natural - Conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.
A Antropologia visa ao conhecimento completo do homem, o que toma suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituação mais ampla a define como a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. O seu interesse está no homem como um todo - ser biológico e ser cultural -, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender a existência humana em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, partindo do princípio da estrutura biopsíquica. Busca também a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social. Toda investigação antropológica vale-se do método comparativo em busca de respostas a uma infinidade de porquês, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos.
Objetivo da Antropologia
É um objetivo extremamente amplo, visando o homem como expressão global, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existência humana.
Divisões e campo da Antropologia
A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos e todas as populações socialmente organizadas. Divide-se em dois grandes campos de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: