Questionario homem e fenomeno religioso
Podemos entender como fenômeno religioso aquilo que aparece, que apresenta e que se mostra. A religiosidade quando é expressada através de gestos, atitudes, palavras e ritos é percebida como fenômeno, este que se denomina de fenômeno religioso. Trata-se portando, do comportamento religioso enquanto fenômeno social. O fenômeno religioso pode ser a expressão da busca de um autêntico relacionamento com o Transcendente. Ele está vinculado a cultura e à tradição de um determinado povo. O Fenômeno religioso necessita de um rito, ele perpassa todas as dimensões do ser humano: psicológico, biológico e sociológico e cada fenômeno tem o seu modo próprio de mostrar-se na verdade do seu ser.
2) Qual a diferença entre a filosofia e a religião?
Enquanto a filosofia “procede abstratamente e com finalidade puramente especulativa”, a religiao, afirma Batista Mondin com Paul Tillich “é uma tomada de posição pessoal que vai além do simples conhecimento da verdade: é uma postura na qual todo o eu se recolhe na sua singularidade e com um compromisso supremo”
3) Qual a diferença entre a sociologia e a religião?
A sociologia considera a religião como fenômeno social, condicionado pela sociedade com relevância social.
4) Qual a diferença entre psicologia e a religião?
Enquanto a psicologia estuda as reações do indivíduo diante do fato religioso, “psicologicamente, a religião é uma atitude do homem em frente da contingência e da relatividade do mundo que o leva a refugiar-se em um absoluto de tipo sacral”
5) O que é religião fenomenologicamente falando?
A religião possui uma gama de definição quase infinita. A fenomenologia da religião ressalta que não é preciso propor uma definição da religião, então analisa-se o que muitos autores definiram como religião. Para o autor B. Mondin a religião é “um conjunto de conhecimentos, de ações e de estruturas com que o homem exprime reconhecimento, dependencia, veneração em relação ao Sagrado.”
6) Qual